Oxum e Xangô

Oxum e Xangô
Ora ieie ô / Kaô Cabecile

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

História de OXUMARÉ


OXUMARÉ é uma cobra / arco-íris, Orixá masculino, símbolo da continuidade e da permanência. Representa a riqueza e a fortuna. Rege o princípio da multiplicidade da vida, transcurso de múltiplos e variados destinos.
É o segundo filho de NANÃ, irmão de OSSAIN E OMOLU / OBALUAIÊ, que são vinculados ao mistério da morte e do renascimento. 
Pode ser representado por uma serpente que morde a própria cauda, por isso seus filhos usam colares de búzios entrelaçados formando as escamas de uma serpente que tem o nome de Brajá, usam também o Lagdigbá como NANÃ e OMOLÚ.
Ele é o senhor de tudo que é alongado. O cordão umbilical que está sobre o seu controle, é enterrado, geralmente com a placenta, sob uma palmeira que se torna propriedade do recém-nascido, cuja saúde dependerá da boa conservação dessa árvore.

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OXUMARÉ:

Seus filhos, assim como conta a lenda de Oxumaré, em sua maioria no início passa por muitas dificuldades, quase miseráveis, porém mais tarde, dando a grande volta em seu caminho, se tornando ricos e poderoso, muitas vezes orgulhosos.
Porém nunca se negam a ajudar quando alguém realmente precisa deles. E não raro, é ver um filho de Oxumaré se desfazer de algo seu em favor dos necessitados, com a maior facilidade contrapondo seu estado de orgulho seu estado de orgulho e ostentação, a exibir sua riqueza. Nesta  faze estão no arco-íris, a fase mais sincera e doce que possuem.
São pessoas de temperamento fácil de se lidar estando calmas, porém, se tornam terríveis quando com raiva, representando nesse estado a serpente, que vem trazendo o lado negativo de OXUMARÉ, e o seu lado mais perigoso que é a falsidade e a perversidade. 


São pessoas pacientes e obstinadas na luta pelos seus objetivos, e não medem sacrifícios para alcança-los.
Tudo muda em suas vidas: os amigos, os romances, as cidades que moram. Gostam de mudanças, e quando as fazem se tornam radicais.
Podem desenvolver a bissexualidade, pois faz parte da característica deste Orixá q é 6 meses homem e 6 meses mulher, não que seus filhos tenham os dois sexos, mas que podem gostar e sentir atração por homem ou por mulher, de forma natural.
A filha de OXUMARÉ é do tipo mulher fatal, adora badalações, festas, jóias e tudo do que é caro. Descontraída e muito divertida, sempre com alto astral, ela vive em movimento constante. Qualquer prazer a diverte, e por isso mesmo conquistar uma filha deste Orixá é difícil.
Geralmente são pessoas muito livres, não suportam serem controlados e não sentem o menos ciúme do parceiro.
Já os homens filhos de OXUMARÉ, são fascinantes, aqueles que todos cobiçam em uma festa, mas são difíceis de conquistar. Sabem que marcam presença, discutem sobre qualquer assunto muito bem. Pelo sexo que é possível prender os filhos desse Orixá, que são muito livres e não gostam de mulheres ciumentas.

SINCRETISMO RELIGIOSO:



OXUMARÉ é sincretizado com São Bartolomeu. Segundos fontes históricas, São Bartolomeu teria pregado o Cristianismo até na Índia. Outra tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, atual Derbent, Cáucaso, a mando do governador, tanto que na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange.
Dia 24 de Agosto comemora-se dia de Oxumaré, sincretizado com São Bartolomeu.



CULTO A OXUMARÉ:

OXUMARÉ / BESSEN: O Orixá da riqueza representado pelo arco-íris e pela cobra.


  • SAUDAÇÃO: Arroboboi Oxumaré
  • CORES: Amarelo e verde, cores do arco-íris
  • DIA DA SEMANA: Terça-feira
  • COMIDA: "Cobra"feita de batata doce amaçada e banana-figo frita em azeite doce.
  • FIOS DE CONTAS E GUIAS: Brajá e Lagdigbá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário