Oxum e Xangô

Oxum e Xangô
Ora ieie ô / Kaô Cabecile

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

História de IEMANJÁ


IEMANJÁ é um Orixá africano, cujo nome deriva da expressão Yorubá "Yeye omo ejá" "Mãe cujos filhos são peixes" comemorada em 31 de Dezembro e 02 de Fevereiro.
Iemanjá é a Deusa da nação Egbé, nação onde existe o Rio Yemonjá (Yemanjá), no Brasil é a Rainha dos mares e das águas.
Orixá muito respeitada e muito cultuada, é tida como mãe de quase todos os Orixás, por isso a ela também pertence a fecundidade. É protetora dos pescadores e jangadeiros.
Iemanjá é a força da natureza que tem um papel muito importante em nossas vidas, pois é ela quem rege os nossos lares, nossas casas. É ela que dá sentido da família as pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto. Ela é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos tornando-os coesos.
Rege as uniões, aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços consanguíneos ou não.

Apesar dos preceitos tradicionais relacionarem tanto Oxum com Iemanjá, à função com a maternidade, pode estabelecer-se uma bos distinção entre esses conceitos. As duas Orixás não rivalizam (Iemanjá praticamente não rivaliza com ninguém, enquanto OXUM é famosa por suas pendências amorosas que colocaram contra IANSÃ e OBÁ). Cada uma domina a maternidade num momento diferente.

A Majestade dos mares, Senhora dos Oceanos, Sereia sagrada, Iemanjá é a Rainha das águas salgada regente absoluta dos lares, protetora das famílias. Chamada também de Deusa das Pérolas é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento de nascimento.

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE IEMANJÁ: 

Pelo fato de Iemanjá ser a criação, sua filha normalmente tem um tipo muito maternal. Aquela que transmite a todos a bondade, confiança, grande conselheira, é mãe.
Sempre tem os braços abertos para colher junto de si todos aqueles que a procuram.
A porta de sua casa sempre está aberta para todos, e gosta de tutelar pessoas, tipo a grande mãe. Aquela mulher amorosa que sempre junta os filhos dos outros com os seus.
Um homem filho de Iemanjá carrega o mesmo temperamento: é protetor. Cuida de seus tutelados com muito amor. Geralmente é muito tranquilo, exceto quando sentem-se ameaçados na perda de seus filhos, isto porque não dividem isso com ninguém. É sempre discreto e de muito bom gosto. Veste-se com muito capricho. É franco e não admite mentiras. Normalmente fica zangado quando é ofendido e o que tem como ajuntó o Orixá OGUM, torna-se muito agressivo e radical.
O maior defeito do filho de IEMANJÁ é o ciume. É extremamente ciumento com tudo o que é seu, principalmente das coisas que estão sob sua guarda.




CULTO A IEMANJÁ:

  • DIA DA SEMANA: Sábado
  • FIO DE CONTA: Transparente de cristal branco
  • PONTO DE DOMÍNIO NA NATUREZA: Mar
  • FLORES: Rosas brancas, palmas brancas, angélicas, orquídeas
  • PEDRAS: Pérolas e Água marinha
  • METAL: Prata
  • ANIMAIS: Peixes, cobra branca, pata ou galinha branca
  • INCOMPATIBILIDADE: Poeira, sapo
SINCRETISMO RELIGIOSO:

 

Para Iemanjá foi reservado o lugar de Nossa Senhora, sendo então, artificialmente mais importante que as outras divindades femininas, o que foi assimilados em partes por muitos ramos da UMBANDA. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário