Oxum e Xangô

Oxum e Xangô
Ora ieie ô / Kaô Cabecile

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

História do Orixá EXÚ


Orixá que liga os humanos do mundo dos Orixás, sem Exú nenhuma comunicação com o mundo espiritual é possível, não há proteção para o terreiro nem para seus filhos.
Exú faz a guarda e e distribui bençãos de fertilidade, fartura, proteção astral, prosperidade e boa sorte nos negócios.
Exú bem tratado e agradado se deve saber retribuir as oferendas em dobro, mas quando Exú é esquecido, torna-se um dos piores inimigos fechando os caminhos e trazendo má sorte a quem esquece dele.
Exú é um Orixá confundido com o Diabo com o exotismo em em seu culto em alguns terreiros que chega ser verdadeiro espetáculo para impressionar a assistência.
Na Africa na época das colonizações, o Exú foi sincretizado erroneamente com o Diabo cristão pelos colonizadores, devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e a forma que é representada no culto africano, um falo humano ereto simbolizando a sexualidade e a fertilidade.
Mas Exú não tem nada haver com o Diabo, Exú não cabe nesses padrões pois pertence ao Candomblé que é outra religião.

EXÚ FAZ ERRO VIRAR ACERTO E O ACERTO VIRAR ERRO:

Santo Antônio é o Santo Católico sincretizado nos cultos afro-brasileiro com Orixá Exú comemorando no dia 13 de Junho que é um excelente dia para simpatia de amor.
Qualquer cerimônia deve ser aberta com Padê de Exú na qual se oferecem alimentos e bebidas votivas, animais sacrificiais etc. Na intenção de que não perturbe os trabalhos com seu lado brincalhão e que agencie a boa vontade dos Orixás que serão invocados no culto. Também é conhecido como despacho de Exú.
Exú sempre é o primeiro a receber as oferendas, as cantigas, as rezas, é saudado antes de todos os Orixás, antes de qualquer cerimônia ou evento.
O Exú Orixá não incorpora em ninguém para dar consultas, eles são assentados na entrada das casas de candomblé como guardiões e em toda casa de candomblé tem um quarto para Exú sempre separado dos outros Orixás, onde ficam todos os assentamentos dos Exús da casa e dos filhos de santo.

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE EXÚ

Seus filhos são sensuais dominadores e inteligentes. Gostam da vida cercada de barulho, muitas pessoas, romances de todo tipo. Adoram festas e não se prendem a ninguém, são muito impulsivos. Mas se amam alguém dão sua vida se preciso sem pensar em nada. Gostam de ajudar e trabalhar mas podem se tornar vingativos e extremamente cruéis. 

EXÚS NA UMBANDA:

No candomblé de Angola cultuamos as entidades de Exú e Pomba giras como ancestrais que por motivos espirituais nos trazem recados, avisos, mas totalmente destintos do Orixá Exú.

EXÚS DE UMBANDA:

Exú Tiriri;
Tranca Ruas;
Exú Veludo
Exú Giramundo;
Exú Capa Preta;
Exú Caveira etc.

POMBA GIRAS:

A palavra Pomba Gira na verdade é uma pronuncia "abrasileirada" da língua bantu africana pombogira (Pambu Njila) que é a porção feminina do mesmo Exú africano se confundiu com a entidade feminina de Exú na Umbanda.

EXEMPLOS DE POMBA GIRA NA UMBANDA:

Maria Mulambo;
Maria Padilha;
Dama da Noite;
Sete encruzilhadas;
Rosa dos Ventos;
Rosa Vermelha;
Maria Navalha;
Sete Saias etc.

DIAS, CORES, COMIDAS E SAUDAÇÃO A EXÚ:

  • Dia da semana consagrado a Exú: segunda-feira
  • Cores: vermelho e preto
  • Símbolo: ogó (bastão com cabaças que representa o falo)
  • Oferendas: bodes, galos, aguardente, acompanhados de comidas feitas no dendê
  • Saudação: Laroyê
  • Padê: existe variação de acordo com terreiro. Em um alguidar farofa amarela, azeite de dendê, um acaçã e um copo de água ou cachaça com uma vela brancas que são "arriados" para Exú.

História de IANSÃ

Homenageada dia 04 de Dezembro Iansã é Orixá dos ventos e dos raios, a deusa que comanda as tempestades e também o espírito dos mortos, os quais controla com um rabo de cavalo chamado ERUEXIM - um dos seus símbolo.
Orixá guerreira Oyá é esposa amada de Xangô recebe dele o título de iansã, que faz referência ao entardecer, que pode ser traduzido como "A Mãe do céu rosado" ou "A Mãe do entardecer" portanto o rosa é a de Iansã cor por excelência. 
Iansã costuma ser saudada após os trovões, não pelo raio em si (propriedade de Xangô ao qual ela costuma ter acesso), mas principalmente porque Iansã é uma das mais apaixonadas amantes de Xangô e o Senhor da justiça não atingiria quem se lembrasse do nome da amada. Ao mesmo tempo ela é Senhora do vento e consequentemente da tempestade.
Iansã sempre guarda boa distância das outras personagens femininas centrais do panteão mitológico africano e se aproxima mais dos terrenos consagrados tradicionalmente ao homem, pois está presente tanto no campo de batalha onde se resolvem grandes lutas como nos caminhos cheios de riscos e de aventuras, enfim está sempre longe do lar, Iansã não gosta dos afazeres domésticos.
Iansã é extremamente sensual, apaixona-se com frequência e a multiplicidade de parceiros é uma constantes em suas lendas, raramente ao mesmo tempo, já que Iansã costuma ser integra em suas paixões, assim nada nela é medíocre, regular, discreto, suas zangas são terríveis, seus arrependimentos dramáticos, seus triunfos são  decisivos em qualquer tema, e não quer saber de mais nada, não sendo dada a picuinha, pequenas traições. Iansã é o Orixá do arrebatamento, da paixão.

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE IANSÃ:

O filho de Iansã é conhecido pelo seu temperamento explosivo. Está sempre chamando atenção por ser inquieto e extrovertido. Sempre a sua palavra é a que vale e gosta de impor os outros a sua vontade. Não admite ser contrariado, pouco importando se tem ou não razão, pois não gosta de dialogar.
Em estado normal é muito alegre e decidido, Questionado torna-se violento, partindo para agressão com berros, gritos e choro.
Tem um prazer enorme em contrariar todo tipo de preconceito. Passa por cima de tudo que está fazendo na vida, quando fica tentado com uma aventura. Em seus gestos demonstra o que está passando, não conseguindo disfarçar alegria ou tristeza. Não tem medo de nada. Enfrenta qualquer tipo de situação de peito aberto. É leal e objetivo, sua grande qualidade a garra, e seu grande defeito a impensada fraqueza, o que lhe prejudica o convívio social.
Iansã é a mulher guerreira, que em vez de ficar no lar, vai à guerra. São assim is filhos de Iansã, que preferem as batalhas grandes e dramáticas ao cotidiano repetitivo.
Costumam ver a guerra em tudo, sendo portanto competitivos, e dados a ataques de cólera. Ao contrário, porém, da busca da certa estratégia militar, que faz parte da maneira de ser dos filhos de Ogum, os filhos de Iansã costumam ser mais individualistas, achando que com a coragem e disposição para a batalha vencerão todos os problemas. 
São fortemente influenciados pelo arquétipo da deusa aquelas figuras que repentinamente mudam todo o rumo da sua vida por um amor ou por um ideal. Talvez uma súbita conversão religiosa, fazendo com que a pessoa mude completamente de códigos de valores morais e até de eixo base de sua vida, pode acontecer com os filhos de Iansã num dado momento de sua vida.
Da mesma forma que os filhos de Iansã revirou sua vida uma vez de pernas pro ar, poderá novamente chagar a conclusão que estava enganado, e algum tempo depois fazer mais uma alteração tão ou qual mais radical ainda que a anterior.
Os filhos de Iansã são atirados, extrovertidos e chocantemente diretos, as vezes tentam ser maquiavélicos ou sutis, mas, a longo prazo, um filho de Iansã sempre acaba mostrando calmamente seus objetivos e pretensões.
Tem a tendência em desenvolver a vida sexual muito irregular, pontilhadas por súditas paixões, que começam de repente e podem terminar mais inesperadamente ainda.
Se mostram incapazes de perdoar qualquer traição, que não a que ele mesmo faz ao ser amado.
Enfim, seu temperamento sensual e voluptuoso pode levá-las as aventuras amorosa extraconjugais múltiplas e frequentes, sem reservas nem decência, o que não as impede de continuarem muito ciumentas dos seus maridos, por elas mesmas enganados. Mas quando estão amando de verdade são dedicadas a uma pessoa, são extremamente companheiras.
Todas essas características criam uma grande dificuldade de relacionamento duradouros com os filhos de Iansã, se por um lado são alegres, expansivos, por outro podem ser muito violentos quando contrariados; se tem a tendência para a fraqueza e para o estilo direto, também não podem ser consideráveis confiáveis, pois fatos menores provocam reações enormes, e quando possessos, não há ética que segurem os filhos de Iansã dispostos a destruir tudo com seu vento forte e arrasador.
Ao mesmo tempo, costumam ser amigos fiéis para os poucos escolhidos para o seu circulo mais íntimo.

SINCRETISMO RELIGIOSO:

Iansã é um Orixá cuja figura no Brasil, é sincretizada com Santa Bárbara, Santa da Igreja Católica.

CULTO A IANSÃ:

  • Dia: quarta-feira
  • Cores: marrom, coral, vermelho e rosa
  • Símbolos: espada, eruexim, chifre de boi
  • Elementos: ar em movimento e fogo
  • Domínios: bambuzal, tempestades, ventanias, raio e morte
  • Saudação: Eparrei Oyá
  • Fio de contas: Coral (marrom, bordô, vermelho, amarelo)
  • Incompatibilidade: ratos e abóbora
  • Número: 9
  • Animais: coruja e cabra