Oxum e Xangô

Oxum e Xangô
Ora ieie ô / Kaô Cabecile

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

História de XANGÔ

Xangô, Orixá de origem yorubá, seu mito conta que foi Rei na cidade de Oyo, identificado no jogo  do merindilogun pelos odus Obará, Ijinaxexora, e representado materialmente e imaterial pelo candomblé através do assentamento sagrado denominado igbá xangô.

Xangô é o orixá da sabedoria e da justiça. É sincretizado com São Jerônimo, São Pedro e São João Batista, representa a justiça e tem as pedreiras como símbolo natural. Possui um machado com duas fazes que simboliza a proteção quanto a punição de seus filhos quando cometem injustiças. 

HISTÓRIA
Quando Deus criou os Estados exteriores da criação, o primeiro foi o vazio (exu), o segundo espaço foi o estado de si mesmo (Oxalá) e o terceiro estado da criação foi o equilíbrio de tudo e de todos (Xangô). Como em Olorum, não se pode dizer que foi o primeiro a ser exteriorizado, os umbandistas preferem ama-los e ponto final.
Tudo trata-se de visões religiosas, pois o poder de Olorum que equilibra todo o universo que faz par com o estado purificador (kali-yê) é chamado Xangô na religião umbandista, na umbanda não se adora como um deus com características humanas, mas sim com o poder equilibrador de Olorum manifestado em seu exterior.


  • Cor: marrom e vermelho
  • Saudação: Kao kabecile
XANGÔ BRASIL
Xangô foi o quarto Rei lendário de OYO (Nigéria - África), tornando um Orixá de caráter violento e vingativo, cujo a manifestação são o fogo, o sol, os raios, as tempestades e os trovões.
Filho de Oranian,teve várias esposas sendo as mais conhecidas: OYÁ, OXUM E OBÁ.
Xangô é viril e justiceiro, castiga os mentirosos, ladrões e malfeitores.
Sua ferramente é o OXÊ: machado de dois gumes. Xangô é o orixá do poder, ele é a representação máxima do poder de Olorum.
Enquanto Oxossi é considerado rei da nação de Ketu, Xangô é considerado rei da nação Yorubá.
Foi ele que criou o culto de Egungun, ele é o único orixá que verdadeiramente exerce sobre os mortos.
Xangô era forte, valente, destemido e justo. Era temido e ao mesmo tempo adorado.
Filho de YAMASSE (TOROSI) e de ORANIÃ, foi o regente mais poderoso do povo de yorubá. Ele também tem uma ligação forte com as árvores e a natureza, vindo dai os objetos que ele mais aprecia: o pilão e a gamela; o pilão de Xangô deve ter duas bocas que representa a livre passagem entre os mundos, sendo Xangô um ancestral. 
Tem também uma forte ligação com Oxumaré, considerado por ele seu fiel escudeiro.
Xangô é cultuado no Brasil sob 12 qualidades:

  • Aira: pouco se sabe sobre, mas ele é forte qualidade de Xangô, seu culto é separado, pois foi Xangô que revoltou contra Oxalá, que após passou a usar branco por baixo, a roupa normal de Xangô por cima.
  • Afonjá: Governante da cidade de LLorin, era líder do exército do Império.
  • Obá Kosso: Título que Xangô recebe ao fundar a cidade de Kosso nos arredores de OÍO, tornando-se rei.
  • Obá Lubê: Título de Xangô que faz reverência a todo seu poder e riqueza. Pode ser traduzido como senhor abastado.
  • Obá Irú ou Barú: Titulo dado a Xangô após chegar ao apogeu do império quando cria o culto de Egungun, é aclamado como forma humana do Deus primordial Jakutá sobre a terra, senhor dos raios, tempestades, do sol e do fofo em todas as suas formas. Ele acaba por destruir a capital no reino numa crise de cólera e depois arrependido se suicida.
  • Obá Ajaká: Faz reverência por ele ser filho mais velho de Oraniã, e ter por direito assumir o trono, irmão mais velho de Xangô.
  • Obá Aganjú: Aganjú representa tudo que é explosivo, e que não tem controle, ele é a personificação dos vulcões.
  • Obá Orungã: Filho de Aganjú Solá e Iemanjá,  Orungan é dono da atmosfera, é o ar que respiramos, é dono da camada que protege a terra.
  • Obá Ogodõ: Muito falado também, é apenas o que se diz sobre Xangô.
  • Jakutá ou Djakutá: Jakutá é a representação da justiça e daira de Olorun, miticamente Xangô foi iniciado para esse Orixá considerado com a forma divina primordial do mesmo.
  • Obá Arainã: Personificação do fogo, o magma do centro da terra é o pai de Xangô e de Aganju, em sua forma humana.
  • Olooke: Orixá dono das montanhas, em algumas lendas é um dos filhos de Oraniã, foi casado com Iemanjá.
ELEMENTOS DO CULTO
  • SAUDAÇÃO: Kawo Kabecile
  • CORES: Vermelho e branco ou vermelho e marrom, ou marrom e preto, ou marrom e branco, ou somente marrom ou vermelho. As cores representam os Orixás e podem variar segundo a linha religiosa.
  • DIA DA SEMANA: quarta feira
  • ELEMENTOS: Fogo, vulcões, tempestades, sol, trovões, terremotos, raios, senhor dos mortos, desertos e formações rochosas.
  • ELEMENTO LIVRO: os livros representam Xangô porque este Orixá está ligado as questões da razão, do conhecimento e do intelecto. 
  • FERRAMENTA: oxê machado duplo de dois cortes feito e esculpido em madeira e metal.
  • PEDRA: meteorito
  • DOMÍNIOS: Justiça, poder estadual, questões jurídicas e pedreiras.
  • ANIMAIS ASSOCIADOS: tartaruga, falcão, águia, carneiro e leão.