Oxum e Xangô

Oxum e Xangô
Ora ieie ô / Kaô Cabecile

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

História do Orixá EXÚ


Orixá que liga os humanos do mundo dos Orixás, sem Exú nenhuma comunicação com o mundo espiritual é possível, não há proteção para o terreiro nem para seus filhos.
Exú faz a guarda e e distribui bençãos de fertilidade, fartura, proteção astral, prosperidade e boa sorte nos negócios.
Exú bem tratado e agradado se deve saber retribuir as oferendas em dobro, mas quando Exú é esquecido, torna-se um dos piores inimigos fechando os caminhos e trazendo má sorte a quem esquece dele.
Exú é um Orixá confundido com o Diabo com o exotismo em em seu culto em alguns terreiros que chega ser verdadeiro espetáculo para impressionar a assistência.
Na Africa na época das colonizações, o Exú foi sincretizado erroneamente com o Diabo cristão pelos colonizadores, devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e a forma que é representada no culto africano, um falo humano ereto simbolizando a sexualidade e a fertilidade.
Mas Exú não tem nada haver com o Diabo, Exú não cabe nesses padrões pois pertence ao Candomblé que é outra religião.

EXÚ FAZ ERRO VIRAR ACERTO E O ACERTO VIRAR ERRO:

Santo Antônio é o Santo Católico sincretizado nos cultos afro-brasileiro com Orixá Exú comemorando no dia 13 de Junho que é um excelente dia para simpatia de amor.
Qualquer cerimônia deve ser aberta com Padê de Exú na qual se oferecem alimentos e bebidas votivas, animais sacrificiais etc. Na intenção de que não perturbe os trabalhos com seu lado brincalhão e que agencie a boa vontade dos Orixás que serão invocados no culto. Também é conhecido como despacho de Exú.
Exú sempre é o primeiro a receber as oferendas, as cantigas, as rezas, é saudado antes de todos os Orixás, antes de qualquer cerimônia ou evento.
O Exú Orixá não incorpora em ninguém para dar consultas, eles são assentados na entrada das casas de candomblé como guardiões e em toda casa de candomblé tem um quarto para Exú sempre separado dos outros Orixás, onde ficam todos os assentamentos dos Exús da casa e dos filhos de santo.

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE EXÚ

Seus filhos são sensuais dominadores e inteligentes. Gostam da vida cercada de barulho, muitas pessoas, romances de todo tipo. Adoram festas e não se prendem a ninguém, são muito impulsivos. Mas se amam alguém dão sua vida se preciso sem pensar em nada. Gostam de ajudar e trabalhar mas podem se tornar vingativos e extremamente cruéis. 

EXÚS NA UMBANDA:

No candomblé de Angola cultuamos as entidades de Exú e Pomba giras como ancestrais que por motivos espirituais nos trazem recados, avisos, mas totalmente destintos do Orixá Exú.

EXÚS DE UMBANDA:

Exú Tiriri;
Tranca Ruas;
Exú Veludo
Exú Giramundo;
Exú Capa Preta;
Exú Caveira etc.

POMBA GIRAS:

A palavra Pomba Gira na verdade é uma pronuncia "abrasileirada" da língua bantu africana pombogira (Pambu Njila) que é a porção feminina do mesmo Exú africano se confundiu com a entidade feminina de Exú na Umbanda.

EXEMPLOS DE POMBA GIRA NA UMBANDA:

Maria Mulambo;
Maria Padilha;
Dama da Noite;
Sete encruzilhadas;
Rosa dos Ventos;
Rosa Vermelha;
Maria Navalha;
Sete Saias etc.

DIAS, CORES, COMIDAS E SAUDAÇÃO A EXÚ:

  • Dia da semana consagrado a Exú: segunda-feira
  • Cores: vermelho e preto
  • Símbolo: ogó (bastão com cabaças que representa o falo)
  • Oferendas: bodes, galos, aguardente, acompanhados de comidas feitas no dendê
  • Saudação: Laroyê
  • Padê: existe variação de acordo com terreiro. Em um alguidar farofa amarela, azeite de dendê, um acaçã e um copo de água ou cachaça com uma vela brancas que são "arriados" para Exú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário