NANÃ BURUQUÊ é a Orixá dos mangues, do pântano, Senhora da morte, responsável pelo portal de entrada (reencarnação e o de saída (desencarne) das almas.
Identificada pelo jogo de búzios pelo odú ejilobon e representada materialmente na umbanda através do assentamento denominado Igbá de NANÃ.
NANÃ junta,ente com OXALÁ, teve 4 filhos, os Orixás: OMOLU / OBALUAIÊ, OXUMARÊ, OSSAIN e EWÁ.
NANÃ é dona de um cajado, o ibiri, suas roupas parecem banhadas em sangue, Orixá das águas paradas que mata de repente, ela mata uma cabra sem usar facas. Seus fios de contas são lilás e branco ou roxo.
NANÃ É PROTETORA DOS IDOSOS:
NANÃ é a Senhora das doenças cancerígenas, está sempre ao lado do seu filho OMOLU.
É a protetora dos idosos, desabrigados, doentes e deficientes visuais.
SINCRETISMO RELIGIOSO:
Sant'Ana, comemorada pela Igreja Católica em 26 de Julho, cujo nome em hebraico significa GRAÇA, pertencia a família do sacerdote Abraão e seu marido, São Joaquim pertencia a família real de Davi.
Seu marido, São Joaquim, homem pior fora censurado pelo sacerdote Rubem por não ter filhos.
Mas Sant'Ana era idosa e estéril.
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE NANÃ:
São conservadores e presos ao padrões convencionais estabelecidos pelos homens. Passam aos outros a aparência de serem calmos, mudando rapidamente de comportamento, tornando-se guerreiros e agressivos, quando então podem ser perigosos, o que assusta as pessoas.
Levam seu ponto de vista as ultimas consequências tornando teimosia. Quando mãe são apegados aos filhos e muito protetora, são ciumentas e possessivas. Exigem atenção e respeito, são pouco alegres e não gostam muito de brincadeira. Os filhos de NANÃ são majestosos e seguros nas ações e procuram sempre o caminho da sabedoria e da justiça.
CULTO A NANÃ BURUQUÊ:
- SAUDAÇÃO: Saluba NANÃ
- CORES: Lilás, roxo e rosa
- FIO DE CONTAS: Contas, firmas e miçangas de cristal lilás, ou de contas de porcelana branca com listras roxas.
- PONTO DE FORÇA NA NATUREZA: Lagos, águas profundas, mangues, pântanos e cemitérios.
- DIA DA SEMANA: Sexta-feira
Nenhum comentário:
Postar um comentário